Casa Heineken México / Art Arquitectos

Casa Heineken México / Art Arquitectos - Mais Imagens+ 11

Cidade do México, México
  • Arquitetos: Art Arquitectos; Art Arquitectos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1300
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2011
  • Fotógrafo
    Fotografias:Paul Czitrom

Descrição enviada pela equipe de projeto. Num casarão da região de Polanco na Cidade do México, catalogada como patrimônio histórico pelo Instituto Nacional de Belas Artes mexicano (INBA), Cuauhtémoc Moctezuma Heineken México encomendou através de um  un concurso o projeto do Heineken Bar House e Escritórios Corporativos. O objetivo do projeto é principalmente proteger a casa e seus elementos arquitetônicos originais, incorporado num projeto contemporâneo à presença da marca e a criação de espaços de escritórios e o Bar House para convidados especiais e demontrações.

© Paul Czitrom

A fachada original com ornamentos clássicos foi respeitada em todas as suas partes e proporções, praticamente sem alterações. O trabalho em ferro das grades originais foi parcialmente coberta com vidros esfumaçados, que confere privacidade mas deixa transparecer a arquitetura da casa. Uma grande marquise em cobre demarca a frente da casa sem tocar-la, e contém uma camada dupla de vidros verdes de diferentes tons em que foram aplicados a presença da marca e tudo é refletido num espelho d'água.

Fachada

A marquise também possui na sua parte inferior uma coebrtura vegetal hidropônica que representa uma carrafa derramando espuma o tempo todo. Para ter um espaço extra para os eventos, o estacionamento que também é uma varanda foi coberto com uma tenda curva. Os pisos são de pedra tipo arqueológica e é contínuo até as paredes, com a aparência de dobrado e cobrindo as jardineiras.

© Paul Czitrom

O interior é acessado por uma comporta com elementos que evocam a marca. Foram utilizados vidros verdes, cobertura suspensa de painéis de alumínio em vermelho, alguns detalhes em preto e clarabóias - que mostram o produto de maneira infinita - suspensas de um grande vidro que deixa ver o balcão do bar, destaque do lounge. Um banco de alumínio de Davis recebe os visitantes e está frente à recepção, essa que destaca materiais e formas que emulam um grande barril, rodeado de telas de cristal curvas que estampam o logotipo e são banhadas de uma chuva de tampinhas de garrafas de maneira aleatória. Após este ambiente, está o grande salão da casa, que tem um pé direito duplo bastante generoso e uma escadaria curva própria da época, que foi refestida em madeira castanho clara e escura. No centro, está uma luminária pendente formada por garrafas do produto que caem como uma chuva sobre um banco vermelho em forma de estrela e emblema da marca.

© Paul Czitrom

Até o acesso do terraço, dois espaços são ladeados unidos por um elemento-destaque de vidro luminoso de cor âmbar, que perfila um grande e contínuo bar feito em vidro preto e uma base com a frente luminosa em verde, com os escudos característicos da marca. Ao fundo do bar, uma série de sombras e luzes LED evidenciam o produto em cores características. Painéis de alumínio preto suspensos com seções perfuradas acolhem o ambiente, e também enquadram o teto em seu madeiramento original.

© Paul Czitrom

Estes espaços são complementados por uma seção lounge, com mesas altas, bancos e poltronas que é rematado com uma parede com prateleiras em vidro vermelho com nichos para exibir o produto. O espaço é complementado com uma grande parede para exibições em HD que ambienta e dá informação promocional aos eventos. Todo o piso é de madeira natural, dando o toque rústico que evoca os antígos barris de cerveja. Duas colunas de cobre em forma de X marcam o espaço onde foram distribuídos os bancos para os eventos. 

© Paul Czitrom

Os banheiros estão ambientados de maneira temática. O masculino, com iluminação em tons verdes que emana de uma cobertura suspensa de painéis de alumínio em cobre e as divisórias dos banheiros estampam imagens da planta de lúpulo, ingrediente essencial da cerveja. No banheiro faminino, a iluminação é em tons de âmbar, com as divisórias impressas as imagens da cevada.

© Paul Czitrom

As oficinas estão localizadas no pavimento superior e é acessada pela grande escada curva, que é destacada com vitrais que alternam painéis de cobre e o logotipo da empresa no centro. O trabalho em ferro original está forrada em vidro fosco que destaca seu desenho e ao mesmo tempo, enfatiza o estilo contemporâneo de todo o ambiente. Ao subir ao primeiro pavimento, ao fundo do espaço se encontra o móvel da recepção, desenhado com um painél iluminado feito com tampas de garrafa em perfeito alinhamento.

© Paul Czitrom

De um lado, há uma sala de vídeo-conferência com teto falso em painéis pretos onde foram instalados monitores, câmeras e a iluminação geral. As paredes estão cobertas por um painél de vidro verde iluminado e com aplicações gráficas de silhuetas de garrafas. As aberturas estão revestidas por persianas enroláveis na cor preta que vão do piso ao teto por cima das janelas.

Os escritórios particulares possuem o teto negro perfurado por onde foi instalada a iluminação. O mobiliário sóbrio e simples é assinado por Herman Miller, e possui grande eficiência: uma mesa de trabalho central e móveis encostados nas paredes para o trabalho pessoal. Os pisos foram cobertos por um tapete amarelo a simular um piso que contrasta com branco-areia das paredes, e acaba por evocar a espuma da cerveja. As portas de acesso são em vidro com acabamento difuso para dar caráter de semi-privacidade mas também de controle. As janelas também possuem persianas do piso ao teto.

Planta Baixa

As áreas de trabalho, também com mobiliário de Herman Miller, mostram em suas paredes todo o branding das marcas tanto atuais como vintage com telas de cristal suspensas em quadros impressas, o que confere caráter aconchegante ao espaço. A presença do tapete amarelo e as paredes em branco-areia dão um sentimento de unidade geral em  todo o espaço.

Continuando para o terceiro pavimento, encontramos a sala do conselho, que por sua vez é o escritório do CEO, que conta com uma área de trabalho pessoal e a mesa do conselho, essa que também serve de mesa de trabalho. Um teto suspenso de gesso dá impacto e presença corporativa, utilizando a cor vermelha e com formato de dois X, fazendo uma alusão a uma de suas principais marcas. Conta também com uma pequena varanda provada e um deck de madeira e telas de cristal que geram a luz adequada para as tardes e noites de eventos e reuniões. Neste terceiro pavimento, aproveitando o telhado, foi gerado aqui um roof garden para eventos privados do conselho, delimitando as áreas com paredes verdes curvas, com vegetais hidropônicos, destacando com vidro as vistas importantes da cidade.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Cidade do México, México

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Casa Heineken México / Art Arquitectos" [Heineken House México / Art Arquitectos] 07 Jul 2013. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-125190/casa-heineken-mexico-slash-art-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.